»:Início/Dicas/Mofo no Cultivo: Aprenda a Identificar e Resolver o Problema

O mofo na cannabis realmente é um problema para qualquer grower, seja ele experiente ou iniciante. Embora o mofo pareça visualmente inofensivo – como se você só limpasse e já pudesse esquecê-lo – algumas espécies de bolor e mofo representam uma ameaça real à saúde humana. 

 

Justamente por isso é importante falarmos como identificar, prevenir e tratar. Pois além de prejudicar seu cultivo, pode afetar seu bem estar e qualidade de vida, simplesmente por não levar em consideração alguns cuidados.

 

O que é mofo na cannabis, e por que é ruim?

 

A cannabis mofada geralmente tem uma cobertura branco-acinzentada. Por isso, não confunda tricomas com mofo, e vice-versa. Os tricomas são aqueles cristais pegajosos e brilhantes nos buds que dão à cannabis seu aroma.

 

Ao contrário dos tricomas, que parecem pequenos pelos que aparentam estar úmidos, o mofo tem uma aparência cinza ou branca como um pó jogado. O mofo também tem um odor distinto, então é mais fácil distinguir apenas pelo cheiro.

 

Esses mofos podem crescer tanto em ambientes internos quanto externos, exigindo apenas ambientes úmidos com fluxo de ar limitado para suas toxinas prosperarem. Em alguns casos, a ingestão de certas micotoxinas, como o aspergillus, pode até ser fatal. 

 

Em geral, deve-se evitar fumar ervas mofadas, pois pode causar inflamação do pulmão, prejudicando os benefícios terapêuticos potenciais que a cannabis oferece.

 

Como evitar o mofo na cannabis

 

O armazenamento é um dos itens mais importantes que você deve se atentar quando se trata de prevenir o mofo. Além de cultivar em um bom solo, também deve-se lembrar que expor a cannabis à temperatura, luz, umidade e oxigênio errados, podem promover o desenvolvimento do mofo. Abaixo, segue algumas dicas para evitar essa situação:

 

 Evite geladeiras ou freezers

 

As temperaturas são muito baixas e a exposição à umidade pode resultar em mofo. Não acredite nesses contos que qualquer coisa no freezer dura para sempre.

 

Mantenha em local adequado

 

Para aqueles que fazem o cultivo indoor, lembrem-se das estufas para um cultivo de qualidade. Isso porque elas ajudam a limitar a exposição ao oxigênio e à umidade, fazendo a circulação de ar, que é fundamental para prevenir o mofo, pois isso ajuda a farfalhar bem suavemente as folhas, para que os esporos de mofo não se assentem e se espalhem. 

 

Como tratar

 

Caso encontre mofo nas suas plantinhas, tente identificar se ele já se apoderou, ou ainda está apenas superficialmente. O correto é não arriscar, mas se não quer desperdiçar seu cultivo, e acredita que o mofo está só na superfície, tente limpar as folhas infectadas com uma toalha de papel úmida.

 

Vale destacar que caso esteja bem mofado, é melhor jogá-lo fora, pois além de não ter gosto nem um cheiro agradável, ele pode prejudicar sua saúde. 

 

Se você não quer ter problemas com mofo na cannabis, adquira sua estufa clicando aqui. Dessa forma, você se previne, podendo aproveitar ao máximo seu grow, sem se preocupar com os malefícios de uma erva mofada.