»:Início/Dicas/Cultivo de cannabis: fases e cuidados para growers iniciantes

Entender de verdade as fases e processos do cultivo de cannabis pode ser um pouco difícil para muitos growers iniciantes. E justamente por conta disso, vamos hoje dichavar o assunto e te explicar as fases mais importantes que precisa conhecer para começar a cultivar suas próprias plantinhas!

 

 Quanto tempo leva o cultivo de cannabis?

 

É importante saber que cada caso é um caso, ou seja, pode variar um pouco o tempo de cada grow, pois você pode plantar ervas de strains (tipo uma linhagem da planta) diferentes, ou até mesmo sementes automáticas. Varia muito de espécie para espécie, mas em média pode levar entre 8 a 32 semanas, dependendo de fatores genéticos e de cultivo. 

 

Inclusive, se você for um grower indoor, e cultivar suas ervas em estufas de alta qualidade para ter plantas saborosas e saudáveis, controlando a luz que ela recebe diariamente, é bem possível que ela possa florescer depois de poucas semanas.

 

Caso plante ao ar livre, terá que esperar as épocas do ano apropriadas para colher seus buds. A primavera e verão são as melhores estações, pois oferecem mais horas de sol por dia, deixando as plantas em fase vegetativa. Mas explicaremos mais sobre as fases adiante.

As fases do cultivo de Cannabis

 

Podemos separar as fases de crescimento do cultivo de cannabis em quatro estágios principais, desde a semente até a colheita, sendo elas:

 

  • Germinação das sementes (5-10 dias);
  • Mudas (2-3 semanas);
  • Fase vegetativa (3-16 semanas);
  • Floração (8-11 semanas);

 

Enquanto ela está germinando, a planta está basicamente aguardando, lá no fundo bem de boa, pela água que dará vida a ela. Logo após esse processo, ela estará pronta para ser finalmente inserida no meio do cultivo, e então duas folhas arredondadas crescerão a partir do caule à medida que a planta se desdobra da casca protetora da semente. 

 

Enquanto ela for crescendo, os leques se abrem, e então, só aí você poderá chamar sua plantinha de muda. Nessa fase, já é importante cuidar da nutrição das ervas.

.

Fase vegetativa

 

Nessa fase ela precisa de pelo menos 18 horas de luz por dia, pois é aqui que o crescimento acontece, sendo o momento ideal para transplantar para um vaso maior, e começar a podar para a saúde da planta.

Fase da Floração

 

Já o estágio de floração, pode durar de 8 a 11 semanas e nessa etapa as plantas precisam de 12 horas de luz por dia. Sendo essa a fase final de crescimento de uma planta de Cannabis. A floração ocorre naturalmente quando a planta recebe menos de 12 horas de luz por dia.

 

O melhor momento para a colheita

 

E com certeza, a hora certa da colheita do seu cultivo de cannabis é quando os pistilos ficam marrons! E além disso, as próprias flores ficarão mais pesadas, compactas, com cheiro forte, principalmente quando estiverem recebendo pouca luz.

Mas como já dito, tudo isso pode ser muito mais simples, prático, rápido e saudável para suas plantinhas, se você tiver em casa uma boa estufa. Então clique aqui e conheça as melhores estufas do mercado para o seu cultivo de cannabis indoor. Temos certeza de que você vai curtir!