»:Início/Dicas/Uso de Fertilizantes no Cultivo: Por que é importante?

O uso de fertilizantes, é motivo de muita dúvida para a maioria dos growers, iniciantes ou não, por não saberem principalmente qual tipo de fertilizante e em qual fase utilizar.

 

É certo que a planta  precisa de vários nutrientes em todos os seus ciclos, para crescer e se desenvolver e que as necessidades nutricionais variam conforme a fase da vida. Por isso, é importante sempre estar atento ao uso dessas substâncias, para não afetar negativamente o cultivo. 

 

Você tem essa dúvida? Então vem comigo, que no  post de hoje vamos te mostrar como e quando utilizar o fertilizante da maneira correta! 

 

Qual a importância de utilizar fertilizantes? 

 

Para cultivo da  Cannabis, os fertilizantes  ajudam a compor a quantidade de nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável da planta. 

 

Os nutrientes fundamentais são: 

  • Nitrogênio (N): É importante para o crescimento das folhas, sendo recomendado usar na etapa vegetativa. Essa etapa vegetativa, também precisa de outros nutrientes. Como regra geral: a quantidade de fósforo deve ser cerca de metade do nitrogênio, enquanto o potássio pode variar de um terço à metade do nitrogênio.

 

  • Fósforo (P):  É importante para auxiliar no crescimento das gemas.

 

  • Potássio (K):  É importante na fase da formação das flores. Nessa etapa de floração, o nível de nitrogênio deve ser drasticamente reduzido.

 

Daí vem a famosa sigla NPK! Vale lembrar que para ter um grow saudável, o mais correto é utilizar cada tipo de nutriente, ou o conjunto deles, com a quantidade ideal para cada etapa do desenvolvimento da planta. 

 

Não adianta querer utilizar a mesma medida para todas as fases, heim! 

 

Quando começar a  usar os fertilizantes no cultivo indoor? 

 

A fertilização pode começar a partir da terceira semana de vida da planta, seguindo as dicas que eu já dei ali em cima sobre cada etapa! 

 

Lembrando que é muito importante não utilizar nada antes da terceira semana, somente água e luz, porque pode estressar a planta ou até mesmo matá-la. 

 

 E qual a quantidade correta? 

Depende! 

 

Basta seguir as orientações no rótulo do produto que você escolheu. Comece colocando uma dose baixa do fertilizante, até chegar na dose indicada das instruções, assim não tem perigo de errar a mão! 

 

Porque é muito mais fácil corrigir uma carência do que um excesso. O que diferencia um grower iniciante de um experiente é justamente saber a quantidade ideal, para não deixar chegar ao excesso e nem a falta de nutrientes. 

 

Fique ligado para não ocorrer o Overfert! 

 

Existe um ditado no cultivo que diz: “menos é mais” e isso vale muito para o uso de fertilizantes. 

 

O overfert é um erro muito comum entre growers iniciantes. Muitas vezes, na tentativa de potencializar o crescimento e ter resultados rápidos, alguns cultivadores pesam a mão no fertilizante e acabam colocando em excesso, o que pode acabar de vez com todo o seu cultivo

 

Para não deixar isso acontecer e acabar queimando a sua planta, o ideal é  intercalar os dias de rega do fertilizante com dias apenas de água. Fica a dica! 

 

Lembrando que o pH deve ser ajustado entre 5.5 a 6.2, que é a melhor faixa de absorção dos nutrientes. 

Qual fertilizante escolher? 

 

Já sabemos que para garantir uma boa colheita é preciso investir tempo e dedicação na nutrição das suas plantinhas, e para isso é importante investir em bons fertilizantes!

 

Aqui na Mega Grow,  você encontra os melhores fertilizantes para melhor nutrição das plantas cannabis. Conheça nossos produtos! 

 

 Eleve o nível do seus grows com o melhor custo-benefício do mercado 😉