»:Início/Dicas/4 Dicas para aprimorar o seu cultivo indoor

E aí Grower, está querendo aprimorar o seu cultivo indoor? Então chega mais e confira o post desta semana, porque ele foi feito para você!

 

1. Preste atenção  na ventilação

 

A principal função da exaustão e ventilação no cultivo indoor é imitar o ar que existe na natureza, no ambiente externo. A ventilação tem a missão de proporcionar mais ar em contato com as folhas, promovendo assim maior absorção de gás carbônico, enquanto a exaustão renova o ar dentro do ambiente.

 

Para que esses artifícios funcionem sem problemas, os exaustores devem ser posicionados tanto na entrada como na saída de estufa. Além disso, o processo funciona somente com um exaustor de saída e com a entrada sendo feita de forma passiva.

 

Ao instalar os ventiladores, você precisa estar atento para que eles não movimentem demais as plantas. Caso haja muito vento, as plantas podem se dobrar ou até mesmo quebrar. A ventilação ideal deve ser feita de cima para baixo, atingindo mais as copas das plantas.

 

Se considerarmos que na natureza as luzes se desligam, porém o ar continua circulando sempre, pode-se concluir que esses equipamentos devem funcionar continuamente 24h por dia. O vento contínuo é vital para as plantas e a renovação do ar é um aspecto importantíssimo no cultivo indoor.


2. Cuidado com a água e rega

 

É aqui que muitos cultivadores pecam. É necessário ter muito cuidado para não confundir a planta com falta de água ou, pelo contrário, com água em excesso. 

 

Quando a planta é regada constantemente, o solo não chega a ficar completamente seco, causando o estresse hídrico para que as raízes se desenvolvam. Uma vez que o solo vai secando de cima para baixo, quando a raiz vai sentindo essa falta de água, ela vai se movimentando ao fundo. Quando ela chega ao fundo e não encontra mais água, ela começa a se desenvolver se enrolando no vaso – o que não é o ideal. Então você vai regar a planta conforme o solo for secando. 

A quantidade de água e o intervalo de cada rega irá depender de fatores como:

 

  • tamanho da planta
  • tamanho do vaso
  • substrato
  • ambiente em que a planta se encontra

 

No início é  importante deixar o solo mais seco  para estimular o desenvolvimento radicular da planta, ao contrário de quando ela já está “grande” (com raízes já desenvolvidas). No entanto, ficar constantemente sem água dificulta o seu crescimento. É preciso manter o equilíbrio, mas não há fórmulas mágicas para isso. 

 

E lembre-se sempre: Controle o pH da rega desde o início, para que a planta consiga absorver os nutrientes.

 

3. Utilize fertilizantes para um cultivo de Sucesso

 

Não existe a possibilidade de ter um cultivo com excelentes resultados sem o uso de fertilizantes ou meticuloso preparo do solo.

As plantas possuem uma necessidade vital por nutrientes e por esse motivo fertilizantes são essenciais e indispensáveis. Isso quer dizer que no processo do seu grow SEMPRE existirá algum tipo de fertilização.

Os nutrientes fundamentais são: 

 

  • Nitrogênio (N): É importante para o crescimento das folhas, sendo recomendado usar na etapa vegetativa. Essa etapa vegetativa, também precisa de outros nutrientes. Como regra geral: a quantidade de fósforo deve ser cerca de metade do nitrogênio, enquanto o potássio pode variar de um terço à metade do nitrogênio.

 

  • Fósforo (P):  É importante para auxiliar no crescimento das gemas.

 

  • Potássio (K):  É importante na fase da formação das flores. Nessa etapa de floração, o nível de nitrogênio deve ser drasticamente reduzido.

 

Leia mais: Uso de fertilizante: por que é importante? 

 

Existem muitas opções, de variados preços – pode ser fertilizantes minerais, orgânicos, farelados, guanos, compostos… enfim. Ao menos a compostagem com cascas de frutas deverá ser feita.


4. Invista em produtos bons

 

Sabe aquela expressão “o barato sai caro”? Então, às vezes queremos economizar em produtos que fazem toda a diferença no cultivo, achamos que conseguimos dar um jeitinho, mas no final, normalmente se gasta o dobro para conseguir reverter uma situação indesejada no cultivo. 

 

Claro, não podemos generalizar falando que todo produto barato é ruim. Muito pelo contrário, a regra de qualidade muitas vezes não é definida pelo preço. 

 

Estamos falando aqui em usar produtos de qualidade! É inevitável, em cada fase do cultivo será necessário algum produto para o grow crescer saudável, e comprar um produto de qualidade faz toda a diferença. 

 

Então clique aqui e conheça os melhores produtos do mercado para o seu cultivo de cannabis indoor. Temos certeza de que você vai curtir!

 

O cultivo indoor envolve muito mais do que seguir etapas e processos para ter sucesso. Tem muito a ver com amor e dedicação pelo grow. 

 

O mais satisfatório de tudo é aprender com os erros e acertos, tendo a certeza de que você está fazendo algo que gosta, para ter plantas de qualidade excelentes, sabendo a origem das plantas que você consome.